Sexta-feira Santa

3 meses ago · Updated 3 meses ago

A Sexta-Feira Santa é um feriado religioso observado pelos cristãos em todo o mundo, que marca a crucificação e morte de Jesus Cristo na cruz. É um dia de reflexão, penitência e luto para os fiéis que acreditam que Jesus morreu para salvar a humanidade dos pecados.

Origem da Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa tem suas origens no relato bíblico do Novo Testamento, que descreve a crucificação de Jesus Cristo. De acordo com a Bíblia, Jesus foi preso durante a Páscoa Judaica e julgado pelo governador romano Pôncio Pilatos. Após ser condenado à morte, Jesus foi espancado, humilhado e forçado a carregar sua própria cruz até o Monte Calvário, onde foi crucificado junto com dois ladrões.

O relato bíblico também afirma que, ao morrer, Jesus gritou "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?" (Mateus 27:46) e que, quando ele finalmente expirou, a terra tremeu, o véu do templo se rasgou ao meio e os mortos ressuscitaram (Mateus 27:51-53).

Por que é chamada de Sexta-Feira Santa?

A Sexta-Feira Santa é chamada assim porque é o dia em que Jesus Cristo morreu na cruz. "Sexta-Feira" refere-se ao dia da semana em que ocorreu a crucificação, enquanto "Santa" é um termo que significa "santo" ou "sagrado", que é usado para denotar a importância religiosa do dia.

Como é celebrada a Sexta-Feira Santa?

A Sexta-Feira Santa é um dia de jejum, oração e reflexão para muitos cristãos. As igrejas realizam serviços religiosos especiais, como a Via-Sacra, que retrata a jornada de Jesus até a cruz, ou a adoração da Cruz, em que os fiéis veneram a cruz como um símbolo da morte e ressurreição de Cristo.

Os fiéis também são encorajados a se absterem de carne vermelha e álcool neste dia, e muitos optam por fazer um jejum completo ou parcial em honra ao sacrifício de Jesus na cruz.

Alguns cristãos também realizam atos de caridade e voluntariado em instituições de caridade neste dia, como uma forma de imitar o amor e a compaixão de Jesus pelos pobres e necessitados.

Além disso, em algumas regiões, é comum realizar procissões pelas ruas, onde os fiéis carregam imagens de Cristo crucificado e cantam músicas religiosas em sinal de respeito e devoção.

A Sexta-Feira Santa é um dia de grande importância para os cristãos em todo o mundo, que lembram e refletem sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É um dia de luto, mas também de esperança, pois os fiéis acreditam que a morte de Cristo na cruz foi um ato de amor e redenção que oferece a salvação e a vida eterna para todos que acreditam nele.

Se quer ver mais significados como Sexta-feira Santa visite a categoria Religião.

Go up